Devido à colonização portuguesa a religião predominante no Brasil é Católica apostólica romana, que como a culinária e a língua sofreu nestes 500 anos mudanças profundas gerando inúmeras seitas e comunidades, colorindo o perfil turístico de certos estados.
Bahia – Candomblé, uma mistura de catolicismo com cultos africanos. O candomblé possui diversos adeptos na Bahia e costumam reverenciar Iemanjá oferecendo presentes a entidade, tais oferendas são jogadas ao mar ou depositadas em pequenos barcos soltos em alto mar. No candomblé se cultuam orixás, voduns, nkisis dependendo da nação. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras (todas as religiões que tiveram origem nas religiões africanas, que foram trazidas para o Brasil pelos negros africanos, na condição de escravos ou regiões que absorveram ou adotaram costumes e rituais africanos) praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo. O Candomblé não deve ser confundido com Umbanda, Macumba e/ou Omoloko, outras religiões afro-brasileiras com similar origem. Orixás do Candomblé, os rituais, e as festas são agora uma parte integrante da cultura e uma parte do folclore brasileiro. Em levantamentos recentes, aproximadamente 3 milhões de brasileiros (1,5% da população total) declararam o candomblé como sua religião. Na cidade de Salvador existem 2.230 terreiros registrados na Federação Baiana de Cultos Afro-brasileiros Terreiro da casa branca- casa mais antiga de salvador-Bahia.
![](http://3.bp.blogspot.com/_H0FZ9f-lO2c/TBmQw5AcdpI/AAAAAAAAAKI/f9r5ND9kDtw/s320/casa-branca.jpg)
Pernambuco- A religião no estado varia entre católicos e evangélicos ao lado de minorias como espíritas e judeus. Porém a maior religião do estado é a católica ( 70% dos habitantes declaram-se católicos). O catolicismo romano é a religião mais professada entre os pernambucanos. Porém Pernambuco é a unidade federativa com maior concentração de evangélicos (20,3 % dos habitantes).
Outras religiões: Destacam-se também os espíritas e os santos dos últimos dias, mas conhecidos como mórmons. Também existem as testemunhas de Jeová e os judeus.
Algumas personalidades judias que moraram na capital pernambucana foram a escritora Clarice Lispector, o filósofo Luiz Felipe Pondé, o engenheiro Mário Schenberg, o paisagista Roberto Burle Marx, entre outros. Os budistas, hinduístas e muçulmanos não possuem revelância na população do estado.
Ceará- A religião é muito importante na cultura da maioria dos cearenses. A Igreja Católica é a religião hegemônica e deixou várias marcas na cultura cearense. A religiosidade católica cearense adota vários elementos de origem popular e apresenta influências de crenças indígenas. A religião católica foi a única reconhecida até 1883, quando na capital foi fundada a Igreja presbiteriana de fortaleza. O Ceará é o segundo estado brasileiro com maior proporção de católicos (85% da população ). Os evangélicos são 8,2%, os espíritas 0,4%, os membros de outras religiões 0,9%, e os sem religião, 3,7%.
Isso me lembrou uma música do gordinho mais simpático da tijuca! Escute e entre no clima.
Tim Maia - Padre Cicero
Tim Maia - Padre Cicero
Piauí- É o estado mais católico do país. As religiões mais predominantes no estado são a religião católica e a evangélica. Porém a umbanda e o candomblé vem ganhando novos adeptos, cerca de 4.731 pessoas se declaram adeptas.
Rio grande do norte- São diversas as manifestações religiosas presentes no estado. Embora tenha se desenvolvido sobre uma matriz social eminentemente católica, tanto devido à colonização quanto à imigração, é possível encontrar atualmente dezenas de denominações protestantes diferentes, assim como a prática do budismo, do islamismo, espiritismo, entre outras. Porém a maioria dos habitantes se declaram católicos. É possível encontrar também alguns praticantes de religiões evangélicas, religiões de origem africana, além de espíritas e outros. É possível encontrar também alguns praticantes de religiões evangélicas, religiões de origem africana, além de espíritas e outros.
Paraíba- A maioria dos habitantes são católicos, cerca de 2.897.900 pessoas, das 3.443 825 que vivem na Paraíba. Embora o número de católicos esteja atualmente em queda em todo o país, a Paraíba continua a ser um dos estados com maior percentagem de adeptos dessa religião em território brasileiro.Segundo o censo 76,8% da população paraibana é seguidora do Catolicismo Romano, 15,1% declarou ser de alguma denominação protestante, 0,6% é espírita, 1,5% segue outras religiões e 5,7% não têm ligação com nenhuma religião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário