sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Gastronomia nordestina

                          Gastronomia nordestina

A culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa, indígena e africana. A formação cultural do Nordeste, gerou a mais diversificada culinária do País. Os pratos da culinária da região Nordeste caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados. Carne seca (carne de sol ou jabá), peixes e frutos do mar são presenças marcantes quase obrigatórias na culinária do Nordeste.

Os pratos típicos da culinária nordestina são: moqueca, vatapá, buchada de bode, acarajé, sarapatel e sururu.Porém o acarajé é a comida mais popular do Nordeste. No Nordeste, ocorre também a feijoada à alagoana, o cozido à baiana, o mocotó e o bobó de inhame.

Há várias diferenças regionais, tanto na variedade de pratos quanto em sua forma de preparo, como por exemplo: no Ceará predomina o mugunzá, também chamado macunzá, salgado e em Pernambuco predomina o doce.


No café da manhã é comuns a presença da tapioca (feita com farinha de mandioca) e o cuzcuz (feito com farinha de milho e leite).No Nordeste é grande a produção de cana-de-açúcar, o melado é muito usado na elaboração de pratos doces. A rapadura também é muito consumida na região.
A canjica é uma espécie de pudim, que é comida como sobremesa.
São inúmeras as alternativas, com muitos pratos vindos da África.

Comidas típicas de Alagoas: São as iguarias de origem indígena e africana, como tapioca, cuscuz de milho, massa puba,arroz doce, batata doce, inhame e macaxeira com carne de sol, beiju, grude de goma, pé de moleque, munguzá, canjica e pamonha costumam ser servidas nos cafés da manhã e da noite.

- Frutos do mar: Na sua culinária de peixes é muito comum , crustáceos,mariscos e moluscos, lagostas, camarões, fritada de siri, sururu, maçunim e astradicionais peixadas com pirão e regadas ao molho de pimenta e muito leite de coco.

-Frutas tropicais: Manga, jaca,mangaba, abacaxi, banana e pitanga, sapoti, pinha,graviola, caju, cajá, acerola entre outras. A maioria são transformadas em sucos, sorvetes e doces. Nas praias, é comum saborear caldo-de-cana, água de coco, coquetel de abacaxi e batidas de frutas tropicais.


Tapioca




Comidas típicas da Bahia- Os pratos tradicionais da Bahia são o Acarajé e o Vatapá, e a culinária baiana possui muita pimenta.

Vatapá

Acarajé


Comidas típicas do Ceará- Os pratos típicas de Ceará são Baião a dois e Carne de sol do Ceará. Porém à muitos pratos tradicionais como sarapatel, sarrabulho, panelada, galinha à cabidela, buchada, paçoca entre outros.

Sarapatel

Baião de dois

Comidas típicas do Maranhão- As comidas típicas do Maranhão são a base de arroz, peixe e camarão. Como o arroz de cuxá, cuxá e o bobó, no Maranhão também destaca-se o Guaraná jesus que é patrimônio maranhense.



Arroz de cuxá

Comidas típicas da Paraíba- A culinária da Paraíba é rica em pratos a base de peixe, frutos do mar e carnes secas. Muitos pratos tradicionais leva esses ingredientes, como o arrumadinho da paraíba.

Arrumadinho de carne de sol

Comidas típicas de Pernambuco- Pernambuco tem uma gastronomia muito rica e é considerado um dos polos gastronômicos do Brasil.Pratos típicos: arrumadinho, buchada de bode, dobradinha, feijoada, caranguejada, bolo de macaxera entre outros. O bolo-de-rolo é patrimônio imaterial de Pernambuco.

Buchada de bode

Dobradinha

Feijoada


Comidas típicas do Piauí- A gastronomia se destaca em Piauí pela carne de sol que é usada para fazer muitos pratos de comidas tradicionais. Entre as comidas típicas do Piauí estão: cuscuz, cocadas, pamonhas, paçoca de carne seca, macaxeira etc...

Cuscuz

Pamonha

Comidas típicas do Rio grande do norte- No Rio grande do norte à uma preferência por frutos do mar. Alguns pratos típicos: Tapioca, mandioca, peixes: carapeba, cangulo, biquara e os pescados mais nobres são: camarão, lagosta, cavala ..., queijo de manteiga entre outros.



Carapeba

Mandioca

Comidas típicas do Sergipe: A culinária de Sergipe é a base de frutos do mar com muitos tipos de peixe. São comuns a presença na mesa do surubim, caranguejo, moqueca de arraia, camarão, a moqueca, pão de queijo, feijoada sergipana, carnes ensopadas, tapioca, cação, surubim na brasa e a carne de sol. O Cuscuz feito com milho pode ser consumido na hora do café ou com as refeições do dia.

Moqueca de peixe

Um comentário: