entrevistas- Língua portuguesa e cultura nordestina
Língua, algo com que nos acostumamos e nos parece totalmente normal, mas basta pararmos um pouco para analisar a questão que notamos a loucura por trás da normalidade. Como podem se formar línguas tão diversas, do russo ao mandarim, do irlandês ao híndi do português ao zulu.
Esta formação de línguas dá-se a partir de um imenso processo histórico. Onde línguas e culturas se mesclam para criar línguas novas e diferentes, onde pessoas e idéias se misturam, onde conhecimentos e crenças se juntam. E tudo começou com os grunhidos pré-históricos, e tudo se reinicia com os grunhidos dos bebês que aprendem a se comunicar.
Acreditamos que a língua e seu processo de formação estão diretamente ligados com a cultura de um povo e de como ele se forma, estando as duas interligadas e expressadas nos indivíduos que com elas se identificam. Assim como acontece na região nordeste do Brasil, onde a cultura e a língua de certa forma se interligam.
A cultura do nordeste brasileiro é muito rica, podemos comprovar isso a partir da variação linguística que ocorre nessa região. As expressões e os sotaques possuem uma grande variedade, essa variedade tão rica se deve apenas pelos cidadãos nordestinos, que fizeram e fazem a história dessa rica região, são estas pessoas que mantém viva não só a variação linguística nordestina, mas também a cultura em si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário